JORNAL DA CBIO

Ciências Biológicas- Faculdade Católica Salesiana do Espirito Santo

quinta-feira, 28 de abril de 2011

NOVAS ESPÉCIES DESCOBERTAS

O mundo animal continua reservando boas surpresas. As últimas descobertas vêm de mares profundos: o fotógrafo Joshua Lambus registrou uma série de animais marinhos que têm, em sua maioria, apenas quatro centímetros de comprimento. Os cliques foram feitos no mar do Havaí e mostram águas-vivas, polvos, lulas, camarões e muitos tipos de peixes brilhantes desconhecidos por boa parte da população.
De acordo com Lambus, as fotos foram feitas durante a noite. Para chegar ao local, ele viaja de barco e depois mergulha na escuridão. Ele já deu mais de 400 mergulhos em águas misteriosas. “Falta de luz e de referências é o mais próximo que posso imaginar de estar no espaço”, disse o fotógrafo ao site da BBC Brasil.
Um réptil também foi revelado, desta vez bem longe do mar. A víbora verde de olhos cor de rubi foi descoberta no sudeste asiático, em florestas próximas à cidade de Ho Chi Mihn e nas colinas baixas do sul do Vietnã e do Platô Langbian, no Cambodia. Apesar de terem sido coletadas entre 1999 e 2003, só agora que a novidade foi revelada.

“Conhecemos essa serpente apenas por alguns poucos espécimes, e muitas poucas pessoas no mundo já viram essas víboras. Para sermos honestos, sabemos muito pouco sobre o que ela faz”, contou Anita Malhotra, ecóloga molecular da Universidade Bangor, ao National Geographic.
Também foi descoberta uma outra espécie bem próxima, mas com olhos amarelos. A preocupação da pesquisadora agora é com o futuro desses bichos, já que podem virar alvo de colecionadores de animais. “As ‘rubis’ podem ser muito vulneráveis a isso, porque se trata de uma espécie muito bela”, finalizou Anita.

0 comentários:

Postar um comentário